terça-feira, 10 de dezembro de 2013

IRMÃO OCEANO, JOSÉ JORGE LETRIA

"Muito diferentes seriam a nossa história e a nossa vida sem a relação que temos com o mar, com o Oceano de que fala este livro. O Oceano moldou o nosso destino, tornou-se fonte de alimento, de sonho e de imaginação. O Oceano tornou-se nosso irmão, com a sua vizinhança, a sua imensidão, a sua promessa de descoberta e aventura. Seríamos um povo e um país muito diferentes sem esta proximidade, sem este afeto que nos liga ao Oceano. Foi ele que ajudou a nascer os heróis, os mitos e as lendas, a magia e o mistério das viagens feitas ou ainda por fazer.
O Oceano, neste caso o Atlântico, volta a ser uma porta aberta para a esperança para o futuro de Portugal. É disso que fala este livro, feito a pensar nos mais novos, mas para leitores sem idade, que queiram tratar o Oceano como um irmão único e sempre presente."
                                                                                                                          in contracapa do livro


"Às vezes vejo-te triste, triste como o inverno ou como os meninos sem casa, e sei que estás triste porque as tuas águas escurecem, porque se tornam cinzentas e baças e porque as criaturas que te habitam dormem o sono doloroso de quem não sabe se vai acordar no dia seguinte."

Sem comentários: