quinta-feira, 14 de março de 2013

CONCURSO DE LEITURA INTERTURMAS DE 5ºANO

É sempre dia de festa, na BE, quando a leitura é posta à prova. Desta feita, os alunos de 5ºano da Escola Básica de Arrifana leram, em sala de aula, os livros selecionados e as equipas de cinco elementos por turma responderam a um questionário de dez perguntas. 
Assim, os alunos foram testados sobre a leitura de dois contos: "O peixinho que descobriu o mar", de José Eduardo Agualusa, (incluído no livro Estranhões e bizarrocos) e Aquela palavra mar, de Anabela Mimoso. Os alunos provaram que os leram muito bem dado que a equipa vencedora, 5º C, acertou todas as respostas. 
As perguntas, tiradas ao acaso, "viajaram" de barco, de mesa em mesa.





Sobre os contos:
Aquela palavra mar: Na sua pequena ilha, Luana via o sol nascer no mar em qualquer lugar de onde olhasse. Erguia-se devagarinho, brilhava todo o dia e mergulhava, de mansinho, outra vez no mar, no outro lado! Aquele era um mar grande, um mar que abraçava a ilha com um abraço azul. Um dia, a inquietação invadiu-a. E aquele mesmo mar que lhe levara o pai para longe, levou-a também para junto dele.  
Uma estória que leva o leitor a conhecer a palavra saudade.

"O peixinho que descobriu o mar": Cristóbal nasceu num aquário e o seu mundo resumia-se a um pouco de água entre quatro paredes de vidro. "Às vezes os peixes mais velhos contavam histórias que tinham escutado aos seus avós. Diziam que, para além das paredes do aquário, longe dali, havia água, tanta água que um peixe podia passar a vida inteira a nadar, sempre em linha reta, sem nunca bater de encontro a um vidro. A essa água imensa, onde tinham nascido os primeiros peixes, chamava-se Mar."
Um dia, Cristóbal encheu-se de coragem e saltou do aquário para encontrar esse mundo que desconhecia.

Sem comentários: